Priscila Zillo.

Saiba Como Ter Resultados no Marketing Digital Evitando Essas 10 Armadilhas Comuns

Lançamentos 01 agosto 2024
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Saiba Como Ter Resultados no Marketing Digital Evitando Essas 10 Armadilhas Comuns

Lançamentos 01 agosto 2024

Depois de 12 anos trabalhando neste mercado, hoje eu trouxe um compilado de ensinamentos gratuitos que muitos cursos pagos não entregam. Estou falando de como ter resultados escapando das 10 principais armadilhas que te impedem de alcançar o êxito no marketing digital.


Essas armadilhas são como obstáculos que, se não forem identificados e superados, podem prejudicar seu progresso e te impedir de atingir seus objetivos. Cada uma delas representa um desafio comum que empreendedores e profissionais enfrentam no caminho para ter o tão esperado sucesso no digital; e felizmente, não estou aqui apenas para apontar os problemas, mas também para oferecer soluções a eles.


Para cada armadilha, fornecerei também uma dica de como evitá-la; de modo que, com essas 10 dicas de marketing digital para iniciantes, vou te poupar de passar por perrengues transferindo meu tempo de estrada para que você possa economizar energia e recursos na sua própria caminhada.


Meu objetivo aqui é claro: fornecer uma bússola de como ter resultados no marketing digital, evitando as armadilhas que podem atrasar seu sucesso. Você está pronto(a) para ler até o final e escapar de uma por uma? 


Vamos lá!


Top 10 - Armadilha Vanessa da Mata: Expectativas Irreais


No mercado digital, muitos empreendedores iniciantes sonham em começar do zero e se tornarem milionários da noite para o dia. Embora seja possível, sim, enriquecer por aqui, entenda que o sucesso digital não acontece por mágica, mas por trabalho — e não existe atalho para a riqueza. Não é porque o terreno é fértil que dá pra plantar de qualquer jeito!


O mercado online é um solo fértil, mas você ainda precisa plantar as sementes e cuidar da colheita. 


Não caia na armadilha de acreditar que pode alcançar o sucesso sem investimento e esforço. O marketing digital recompensa o trabalho árduo e a dedicação, mas não faz milagres. É importante ter a mentalidade correta desde o início e adotar uma abordagem estratégica para não desperdiçar seu tempo e dinheiro.


Como não cair nessa armadilha?


Pilar principal: Desenvolva um planejamento estratégico. Seja ousado, mas crie metas viáveis. Inclusive, esse é um dos segredos para saber como ter resultados no marketing digital.


Estabeleça metas realistas para o seu negócio online, e defina o prazo ideal para alcançar essas metas, como por exemplo 6 ou 12 meses. Pergunte a si mesmo: quanto você deseja ganhar? Quanto quer que o seu negócio lucre?  Tenha também clareza sobre o que você vai vender — e para quem vai vender. 


Não se preocupe, pois nada estará escrito sobre pedra: à medida que o tempo passa, você desenvolverá uma compreensão mais profunda de suas metas e de como alcançá-las. Lembre-se da famosa conversa entre Alice e o Gato Cheshire em Alice no País das Maravilhas: "Para quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve." 


Ou seja, estabelecer metas e ter um planejamento é essencial para evitar a armadilha das expectativas irreais.


Top 9 - Armadilha Titanic: Parcerias Ruins


Parcerias ruins, com pessoas imaturas e difíceis de lidar, sejam elas com colaboradores, clientes, especialistas, ou profissionais de bastidores, podem ser verdadeiros naufrágios para seu negócio digital. Esta é uma das dicas de marketing para iniciantes mais importantes deste mercado: poucas coisas são tão prejudiciais quanto permanecer em parcerias que não estão te beneficiando.


É como estar a bordo do Titanic enquanto ele afunda: você pode ficar apegado à parceria e se afogar em companhia, ou pode pular desse barco furado e entrar no bote salva-vidas. 


Domine a arte do desapego! Acredite: parcerias ruins podem minar sua sanidade mental, sua credibilidade e até mesmo destruir sua reputação no mercado digital.


Como não cair nessa armadilha?


Curadoria de parcerias: 


Selecione seus parceiros com cuidado. Certifique-se de que compartilham dos mesmos valores e objetivos que você. De que forma? Veja abaixo:


  • Investigue o histórico: descubra se seus “pretendentes” têm um histórico de confiabilidade e bom relacionamento;

  • Conheça sobre competências técnicas e comportamentais: certifique-se de que as habilidades comportamentais de seu parceiro são complementares às suas.


Também considere ter:


  • Período de experiência: uma sociedade é quase um casamento, então, antes de se comprometer totalmente, não pule a etapa do namoro e do noivado: trabalhe com seus parceiros em projetos pontuais e/ou temporários para construir confiança mútua.

  • Contrato: embora seja tentador usar modelos de contrato prontos ou mesmo deixar a formalização de lado, isso pode deixá-lo exposto a riscos. Se não tiver recursos para contratar um advogado, realize reuniões gravadas, formalize tudo em atas e envie os principais pontos acordados por e-mail.

  • Diálogo constante: mantenha um diálogo constante com seus parceiros. Ofereça feedbacks e alinhe expectativas regularmente.


Outros pontos essenciais:


  • Aceite conflitos: conflitos podem ser saudáveis, desde que tratados de maneira construtiva. Encoraje a transparência e a expressão de opiniões.

  • Tenha a firmeza de decidir sair: se uma parceria está prejudicando mais do que ajudando, tenha a coragem de encerrá-la.


Lembre-se de que muitas parcerias que se provaram ruins pareceram promissoras no início. É crucial tomar decisões difíceis quando necessário para proteger seu negócio no mercado digital. Esse é o caminho correto e, por fim, você vai descobrir como ter resultados no marketing digital escapando dessas pedras na sua trajetória.


Top 8 - Armadilha “Eu, Eu Mesmo & Irene”: Confundir CNPJ com CPF


Muito frequentemente, empreendedores caem na armadilha de confundir as questões financeiras pessoais (da pessoa física, ou “PF”) com as da empresa (da pessoa jurídica, ou “PJ”). Eu sei, pode ser tentador e até inofensivo usar os recursos da empresa para pagar despesas pessoais, mas essa prática é altamente prejudicial ao crescimento de seu negócio.


Como não cair nessa armadilha?


  • Tenha contas separadas: é essencial manter as finanças pessoais e empresariais completamente separadas. Administre essas contas de forma organizada e evite a mistura de recursos.

  • Defina um pró-labore mensal e calcule seu caixa mensal como pessoa física: Ainda que a sua empresa seja constituída apenas por você, estabeleça um valor mensal de “salário” para si enquanto pessoa física. Esse valor, que será o seu pró-labore, permitirá que você mantenha um padrão de vida digno e previsível, sem comprometer o crescimento da empresa. Portanto, saiba exatamente quanto você precisa ganhar para cobrir suas despesas pessoais, e seja disciplinado em relação a esse valor.

  • Administre o lucro: reserve parte do lucro da empresa para reinvestir no negócio ou distribuir a longo prazo. Evite retiradas excessivas de lucro que possam prejudicar o crescimento do seu negócio que acabou de nascer.

  • Volte ao planejamento estratégico: Um plano estratégico claro e bem elaborado pode te ajudar a manter a separação entre PF e PJ. Planeje suas finanças com antecedência.


A mistura das finanças pessoais e empresariais é um comportamento de amadores. Não importa se você está iniciando; é crucial agir com profissionalismo desde o início. Além disso, contar com um contador de confiança pode ser de grande ajuda para manter suas finanças organizadas e em conformidade com as leis fiscais.


Top 7 - Armadilha “Só Eu Sei”: Não Saber Delegar


Você já ouviu aquela música do Djavan, “Esquinas”? Inspirada nessa música, surge a armadilha clássica do marketing digital para iniciantes: não saber delegar. É a daquela pessoa que diz constantemente que, quando ela faz, fica melhor do que qualquer outra pessoa; ou ainda que, se ela tiver que delegar e corrigir, terá mais trabalho do que se tiver que fazer do zero.


Esse é um desafio para muitos empreendedores. É como se você estivesse tão acostumado a fazer tudo sozinho que não conseguisse confiar a tarefa a ninguém mais. 


No entanto, é importante entender que, no mundo dos negócios, é impossível escalar e crescer sem ajuda. Essa armadilha é, na verdade, a armadilha de não conseguir construir uma equipe eficiente. 


Se as pessoas que você contrata não são ensinadas a pensar e se desenvolver; se muitas vezes, elas permanecem apenas no trabalho operacional, sem evoluir, isso significa que você não as estimulou, não as ensinou, e elas se tornaram meros "braços curtos" no processo.


Lembre-se de que tudo o que você não usa, você perde. Não seja um líder que não sabe delegar. 


Como não cair nessa armadilha?


A chave para superar essa armadilha está em desenvolver uma equipe competente.


  • Consciência: reconheça que, se você não formar pessoas, o negócio se tornará impossível de escalar. E como ter resultados no marketing digital sem escalar? Não é possível.

  • Aprimore seu processo seletivo: Atraia pessoas que tenham o perfil que você precisa para serem desenvolvidas nas funções que você deseja preencher.


Quem é a pessoa ideal? Identifique as competências técnicas necessárias para cada função. Existem muitas pessoas talentosas em todas as plataformas; saiba separar o joio do trigo.


  • Clareza das funções: delegar tarefas requer clareza. Ninguém se desenvolve fazendo de tudo, por isso, defina as funções de cada membro da equipe.

  • Desenhe treinamentos: planeje treinamentos, sejam eles ministrados por você ou por alguém de sua equipe. No caso de treinamentos do mercado, é crucial solicitar feedbacks. Não delegue algo tão importante sem acompanhamento.

  • Reuniões individuais (1:1): faça reuniões individuais com sua equipe para entender suas necessidades e seu progresso.

  • Faça entrevistas detalhadas: Além de uma entrevista convencional, conduza dinâmicas situacionais para avaliar o comportamento e a aplicação das competências técnicas dos candidatos.

  • Indicações: Se você contratar qualquer pessoa, pode obter resultados medíocres. Esteja envolvido nas contratações, faça follow-ups e não se limite a respostas prontas; não hesite até sentir-se seguro com suas escolhas.


Ao superar a armadilha de não saber delegar, você estará capacitado para construir uma equipe eficiente e escalável, o que é essencial para o crescimento de seu negócio digital.


Top 6 - Armadilha da Copa de 2014: 7x1


Imagine o cenário: a equipe de futebol chega à partida confiante demais, leva um gol, se acovarda, joga na retranca e acaba perdendo por uma goleada histórica. Eis o resumo do nosso 7x1 da Copa de 2014. Infelizmente, com os empreendedores no digital, essa situação se repete. São aqueles que, assim como a equipe derrotada, jogam na retranca em seus negócios.


A armadilha da Copa de 2014 é a armadilha da falta de ousadia, por isso ganha destaque entre as dicas de marketing digital para iniciantes. Muitos empreendedores acreditam que o sucesso no mercado digital depende de um único lançamento. Isso não é verdade! Não permita que um único prejuízo o torne medroso e o impeça de investir mais. Seja ousado, mas com responsabilidade – aprendendo com seus erros.


Como não cair nessa armadilha?


  • Planejamento do calendário de lançamentos: elabore um calendário de lançamentos com uma previsão de crescimento de investimentos. De igual maneira, separe um orçamento adequado para cada lançamento.

  • Tenha uma média para saber quanto você precisa faturar: estabeleça metas de faturamento realistas e alinhadas com suas estratégias de crescimento.

  • Defina orçamentos: atribua recursos financeiros a cada lançamento. Ter um orçamento definido ajuda a evitar gastos excessivos e a manter o controle financeiro.

  • Recalcule a rota quando necessário: se um lançamento não atingir as metas esperadas, ajuste sua estratégia e o seu planejamento. Mantenha uma visão macro do seu negócio.

  • Tenha mentalidade de empresário: lembre-se de que você não está apenas fazendo lançamentos; você está construindo um negócio. Tenha um plano de negócios sólido.


Ao evitar a armadilha da Copa de 2014, você estará no caminho certo para um crescimento consistente e sustentável em seu negócio no mercado digital. Não deixe que um revés o impeça de buscar a prosperidade que você tanto deseja.


Top 5 - Armadilha do Viciado: Aquele Empresário que Só Aplica um Único Método de Lançamento e de Vendas


Uma das armadilhas mais comuns é a tendência de testar uma coisa, vê-la dar certo, e então se tornar um "viciado" em um único método de lançamento e de vendas. Essa mentalidade limitada não te leva à resposta de como ter resultados no marketing digital, mas sim pode impedir o crescimento e a diversificação das estratégias de vendas. 


É importante entender que um ganho financeiro sustentável não é resultado de um único método, mas sim do empilhamento ordenado de várias estratégias de vendas.


Como não cair nessa armadilha?


Desenvolva repertório:


Não se acomode com um único método de vendas. Com o tempo, aprenda novas abordagens, estratégias e táticas de lançamento e vendas. Aumente seu repertório e esteja disposto a explorar novos caminhos!


Em suma, continue estudando. É clichê, mas é verdade: o marketing digital está em constante evolução. Portanto, faça parte de comunidades, participe de mentorias e vá a eventos presenciais. O aprendizado contínuo é fundamental para manter sua abordagem de vendas atualizada.


Ao evitar a armadilha de se viciar em um único método, você estará mais preparado para enfrentar os desafios do mercado digital e alcançar resultados consistentes e duradouros em seus negócios. Diversificar suas estratégias de vendas pode ser a chave para o crescimento e o sucesso contínuo.


Top 4 - Armadilha do Lançador Cansado


Em virtude do cansaço causado pelo desgaste constante nos lançamentos, os lançadores muitas vezes tomam decisões inadequadas. É importante lembrar que, embora a estratégia de vender no perpétuo seja valiosa, ela não é uma solução mágica para um lançador exausto. Pelo contrário, a gestão de um funil perpétuo pode ser desafiadora e exigir um trabalho intenso e contínuo, em oposição às correrias “sazonais” do lançamento.


Por isso, fique atento: o cansaço não é um bom conselheiro para tomar decisões.


Como não cair nessa armadilha?


Não tome decisões importantes e estratégicas no auge do cansaço. Evite tomar decisões cruciais quando você está exausto. O cansaço pode prejudicar seu julgamento e levá-lo a escolhas inadequadas.


Esta está entre as dicas de marketing para iniciantes mais básicas: descanse antes. O descanso adequado é essencial para manter a clareza mental e a tomada de decisões eficaz. Antes de tomar decisões estratégicas, certifique-se de estar bem descansado e preparado.


Veja, grandes players do mercado já pivotaram ou alteraram suas estratégias erroneamente devido ao cansaço. Evitar a armadilha do lançador cansado também é essencial para manter a sustentabilidade e o sucesso de seu negócio digital.


Top 3 - Armadilha do Blockbuster: Esquecer a Importância de Melhorar o Seu Produto e Atualizar o Seu Modelo de Negócio


Em um mercado em constante evolução, os produtos e serviços se tornam obsoletos rapidamente. É crucial reconhecer a importância da constante inovação e da adaptação para se manter à frente do mercado.


Como não cair nessa armadilha?


  • Aplique o conceito da oferta crescente: sempre busque melhorar seu produto e expandir sua oferta. Prepare-se para se adaptar às necessidades de constante mudança do seu público.

  • Faça pesquisas com a audiência e, principalmente, com os seus alunos: mantenha um diálogo contínuo com sua audiência e, se aplicável, com seus alunos. Entenda suas necessidades, desejos e expectativas. Use feedbacks e insights para aprimorar seu produto e modelo de negócio.


Lembrando que esquecer-se de melhorar seu produto e de se adaptar ao mercado pode levar ao declínio de seu negócio, justamente o contrário do que você, que quer saber como ter resultados no marketing digital, deseja. Evitar a armadilha do Blockbuster é essencial para garantir que você continue oferecendo valor relevante aos seus clientes e seguidores.


Top 2 - Armadilha da Grama do Vizinho


Muitas vezes, caímos na armadilha de olhar em excesso para o que os outros estão fazendo, sejam eles nossos concorrentes, outras empresas do mercado ou até mesmo nossos professores, amigos e seguidores. Essa atenção excessiva aos outros pode te distrair do seu próprio caminho e te levar a comparações improdutivas.


Usar métricas de outros negócios para medir o seu próprio negócio é um erro, pois cada empresa é única, e o que funciona para um pode não funcionar para outro. Por isso, busque sempre inovar e reforçar seu diferencial competitivo.


Como não cair nessa armadilha?


Compare-se consigo mesmo. Embora esta seja uma dica voltada a quem está no nível do marketing digital para iniciantes, até quem já é antigo no mercado resvala nesse erro. Em vez de se concentrar excessivamente no que os outros estão fazendo, concentre-se em seu próprio progresso. Crie seu próprio histórico e acompanhe seu crescimento ao longo do tempo. 


Defina métricas relevantes para o SEU negócio e avalie o seu desempenho com base em SEUS próprios objetivos e metas.


Desenvolva um histórico de desempenho que seja específico para você. Isso é mais sadio — e produtivo — do que se comparar constantemente com os outros.


Evitar a armadilha da grama do vizinho é fundamental para manter o foco em seu próprio sucesso e garantir que você esteja progredindo de acordo com suas próprias metas e visão de negócios.


Top 1 - Armadilha do “Isso é Coisa de Coach”


Um erro comum é subestimar a importância do desenvolvimento pessoal e deixá-lo de lado na narrativa de seu negócio devido a preconceitos do tipo “isso é coisa de coaching". 


A verdade é que todos, independentemente de sua área de atuação, podem se beneficiar do crescimento pessoal, do autoconhecimento, e dele tirar lições para aprender como ter resultados no marketing digital.


Como não cair nessa armadilha?


Procurando se desenvolver além das competências técnicas: 


Reconheça a importância do desenvolvimento pessoal em seu caminho para o sucesso que tanto deseja. Não limite seu crescimento apenas às habilidades técnicas de sua área. Explore oportunidades de aprendizado, de autorreflexão e de autoaperfeiçoamento.


Ou seja, entenda o que você consome. Esteja consciente do tipo de conteúdo a que você presta atenção. Avalie se ele contribui para o seu crescimento pessoal e profissional. Evite consumir apenas informações que reforçam preconceitos ou limitações.


Superar a armadilha do "Isso é Coisa de Coach" é fundamental para o desenvolvimento pleno de suas habilidades e para alcançar o sucesso em sua carreira e negócio. Afinal, o crescimento pessoal é uma parte essencial de qualquer escolha empreendedora que você fizer.


Formação Bastidores do Digital - Encontre o Caminho para o Sucesso no Digital


Se você chegou até aqui, parabéns! Você já deu um passo importante para evitar as armadilhas que podem comprometer seu sucesso neste mercado. Lembre-se de que o caminho para o êxito exige conhecimento, disciplina e uma mentalidade forte.


Caso queira continuar evoluindo, a Formação Bastidores do Digital é a sua oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre os bastidores do mercado digital, estratégias de lançamento, gestão de pessoas e muito mais. É o próximo passo em direção ao seu crescimento profissional e aos resultados que você almeja.


Não perca a chance de se juntar a uma comunidade de profissionais comprometidos em alcançar o sucesso digital também. 


Você pode fazer sua inscrição ou deixar seu nome na lista de espera pelo link abaixo: LINK

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